Como o próprio nome diz, é algo que está numa
posição superior à do texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto
existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas,
conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se
distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
Na definição de Bolter, J. (1991), Writing Space: “Hipertexto consiste nos tópicos e nas suas ligações, os tópicos podem
ser parágrafos, frases, expressões ou simples palavras. Um hipertexto é como um
livro impresso no qual o autor tem disponíveis um par de tesouras para cortar e
colar pedaços de outros textos, de tamanho conveniente. A diferença é que um
hipertexto eletrônico não se dissolve num desordenado conjunto de anotações, o
autor define a sua estrutura na forma como cria as ligações entre essas
anotações”.
O trabalho com hipertexto
permite ao aluno a fazer uma aprendizagem significativa por meio de
descobertas. O aluno, na postura de leitor torna-se participante ativo pelo
fato de ser responsável “livremente” pelos trajetos de seu interesse, acessando
significados novos e até mesmo produzindo os seus conhecimentos pessoais às
informações que lhe foram apresentadas.
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