terça-feira, 30 de outubro de 2012

Atividade 2.3 - Conceituando Hipertexto






Como o próprio nome diz, é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.

Na definição de Bolter, J. (1991), Writing Space: “Hipertexto consiste nos tópicos e nas suas ligações, os tópicos podem ser parágrafos, frases, expressões ou simples palavras. Um hipertexto é como um livro impresso no qual o autor tem disponíveis um par de tesouras para cortar e colar pedaços de outros textos, de tamanho conveniente. A diferença é que um hipertexto eletrônico não se dissolve num desordenado conjunto de anotações, o autor define a sua estrutura na forma como cria as ligações entre essas anotações”.

O trabalho com hipertexto permite ao aluno a fazer uma aprendizagem significativa por meio de descobertas. O aluno, na postura de leitor torna-se participante ativo pelo fato de ser responsável “livremente” pelos trajetos de seu interesse, acessando significados novos e até mesmo produzindo os seus conhecimentos pessoais às informações que lhe foram apresentadas.

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